NOVIDADES

Suco de uva faz bem como o vinho tinto | 15 Abril 2013

Hoje em dia os benefícios cardiovasculares de uma taça diária de vinho já são bem conhecidos. Mas muitos abstêmios se perguntam se podem colher os mesmos benefícios a partir do irmão não-fermentado do vinho ou se eles estão mesmo completamente excluídos dessa história. O suco de uva pode não proporcionar muita animação, mas você ainda pode brindar à saúde por sua capacidade de evitar doenças cardíacas.

O consumo moderado de álcool pode dilatar vasos sangüíneos e aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom. Mas as substâncias do vinho tinto que, acredita-se, oferecem muitos benefícios para o coração– resveratrol e flavonóides – também são encontradas no suco de uva.

Estudos independentes descobriram que, assim como o álcool, o suco de uva pode reduzir o risco de coágulos de sangue e evitar que ocolesterol ruim, LDL, grude nas artérias coronárias, entre outros benefícios cardíacos.

Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Wisconsin, publicado no jornal Circulation, analisou os efeitos de duas doses diárias de suco de uva Concord em 15 pessoas com doenças coronárias arteriais. Após duas semanas, os pacientes tiveram aumento no fluxo sangüíneo e redução na oxidação do LDL. O LDL oxidado pode causar danos às artérias.

Outras pesquisas em humanos e animais, incluindo uma publicada no ano passado no jornal Atherosclerosis, demonstraram que o consumo diário pode diminuir a pressão sangüínea e os níveis de colesterol.

Mas atenção: algumas variedades de suco contêm açúcar e ingredientes artificiais.

Fonte: Blog do caderno Vida, publicado aos sábados em Zero Hora.

VEJA OUTRAS NOVIDADES

Econatura recebe visitas muito especiais no mês de agosto - Via Orgânica | 31 Agosto 2017

Receber estudantes é sempre uma alegria para nós, pois nestas visitas temos a oportunidade de transmitir um pouco de nossos exemplos de sustentabilidade e produção orgânica! Quem esteve conosco no mês de agosto foram os alunos das escolas Rio ...

Econatura presente no Seminário Agro Inova | 17 Julho 2017

O Núcleo de Estudos em Inovação (NITEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promoveu, na terça-feira, dia 11, o primeiro Seminário Agro Inova, com o tema “Desenvolvimento de Produto Premium“. O seminário compõe o projeto Caminhos ...

Pesquisa revela os 40 alimentos com maior poder anti-inflamatório | 30 Junho 2017

Spoiler: a uva está na lista! É claro que, com sua riqueza de compostos benéficos a saúde, a rainha das frutas não poderia ficar de fora. Inclusive, a pesquisadora Ivana da Cruz, que é a entrevistada da reportagem, é responsável por muitas das ...